top of page

EMBRAER E195-E2

Fotos E195-E2

EMBRAER E195-E2 - Fotos

Aeroporto de Congonhas.

São Paulo, SP (CGH / SBSP)

Brasil, 23 de outubro de 2019.

Clique na imagem para ampliar e visualizar com melhor qualidade. 

 

Álbum completo - 81 fotos.

Estamos na Getty Images - Baixe aqui nossa foto
Texto E195-E2

Voamos no Embraer E2

(TechLion) Profit Hunter

Em dia de aviador, comemorado no dia 23 de outubro,, É MAIS QUE VOAR teve o prazer de voar no maior avião comercial de passageiros construído no Brasil.. Leia em detalhes.

No Brasil, o dia 23 de outubro é comemorado o “Dia do Aviador” em homenagem à Santos Dumont, quando então voou pela primeira vez com o seu 14 Bis em Paris, no Campo de Bagatelle pelo ano de 1906.

 

E para deixar esta data mais que especial, justamente neste dia do Aviador, É MAIS QUE VOAR teve o prazer e a honra de ser uma das imprensas a serem convidadas pela Embraer para voar no E2 em seu “Demo Tour 2019” no Brasil.

Para quem acompanha a mídia e é assinante gratuito das notícias que são publicadas no blog (se você não é ainda clique aqui), em setembro, É MAIS QUE VOAR publicou sobre a Embraer ao entregar o primeiro Embraer 195-E2 para o cliente lançador desta nova versão de e-jets produzido no Brasil.

O Embraer E195-E2 é considerado até o momento o maior avião comercial produzido no Brasil. É uma “segunda versão” do antecessor da família de aeronaves “e-jet”, que consiste em modelos: E175, E190 e E195.

 

Esta nova versão do “e-jets” trouxe melhorias para os pilotos gerenciarem o voo com displays das telas maiores, porém bem familiarizado com a versão anterior, melhorias aerodinâmicas com novo formato de asa, aumento nas sessões dos tanques de combustível, aumento no comprimento de fuselagem, mais eficiência quanto a custos de operação e maiores intervalos de manutenção na categoria de jato de um único corredor – 10.000 horas de voo para verificações básicas, ou seja, economia para quem é o operador. Para passageiro, mais conforto interno com assentos 2-2 um diferencial para aeronaves concorrentes que tem o assento do meio da categoria de “aeronaves de corredor único”, maior compartimento de bagagens interna, assentos com tomadas USB e tomadas para recargas de aparelhos eletrônicos e WiFi a bordo.

 

 

Voando E2

 


O hangar da Icon Aviation no Aeroporto de Congonhas foi o ponto de encontro, ao chegar no local, os convidados tiveram uma excelente recepção pelo time da Icon Aviation em um ambiente extremamente confortável para quem explora o serviço de aviação executiva, serviços de hagaragem, FBO e fretamentos. 

Com todos já no local, fomos deslocados até a aeronave de van que a equipe da Icon Aviation oferece aos seus clientes. O lindo Embraer 195-E2 matrícula operacional PR-ZIQ (Papa Romeo – Zulu India Quebec) estava localizado do outro lado do aeroporto – em uma remota, que era o antigo hangar da Avianca e da Target e bem próximo do terminal de passageiro.

Dentro da van e percorrendo em volta do aeroporto até chegar na aeronave, já era possível visualizar o estabilizador vertical (o leme) da aeronave. 

O PR-ZIQ, é um avião destinado para demonstrar a aeronave para clientes que deseja comprar o E2, este mesmo avião, nós fotografamos no sábado do dia 19 de outubro em São José dos Campos, durante o Portões Abertos 2019 do DCTA, dias antes de receber o convite para este voo de demonstração. 

O PR-ZIQ fotografado em São José dos Campos, dias antes do nosso voo.

A aeronave é batizada como o “techlion” – da série “Profit Hunter” e particularmente por onde o PR-ZIQ voa ou qualquer passageiro que está em transito em algum aeroporto que esta aeronave está presente, a aeronave chama a atenção – o avião tem uma ‘roupagem’ preto e com detalhes em dourado em “alusão” as trilhas de condução de circuito eletrônico que costumamos ver ao deparar com uma placa de um computador ou de algum produto eletrônico. Em seu nariz o desenho tem um formato de um leão o que representa a inovação e tecnologia que a Embraer tem de bom!

Já no local onde o TechLion estava, começamos a fazer os primeiros cliques externos e conhecer de perto os detalhes em 360º em volta da aeronave.

Ao entrar dentro do PR-ZIQ, conhecemos o cockpit e a cabine de passageiros. O TechLion está configurado com duas cabines de passageiros sendo 12 assentos como classe executiva, com poltronas totalmente mais espaçosas e confortáveis e 104 assentos na classe econômica.

Como boas vindas antes de iniciar o voo, as comissárias de voo da Embraer, no serviram bombom de alta qualidade.

Passados uma hora após, é hora de voar e saber como é o E2 em voo, às 15h50 o PR-ZIQ alinha na cabeceira da pista 17R (Uno Sete Direita) do Aeroporto de Congonhas, São Paulo e imediatamente é autorizado a decolar.

A aeronave está leve, os comandantes acionam as potências dos motores Pratt & Whitney PW1919G que equipa o PR-ZIQ e com pouquíssimo uso de pista de Congonhas ganhamos imediatamente os céus. A tripulação técnica do voo então realiza o procedimento de saída RNAV (SID: PUKRA 2A) com transição em PUKRA. Em ascensão e bloqueamos o NDB Diadema (DAD), e então iniciamos a curva para à esquerda para voarmos em proa rumo pelo rumo 073 até o ponto de transição.

A aeronave é confortável e silenciosa, logo então começamos a perceber a eficiência do inovador Techlion. Já passado dos 21 mil pés, e ao chegar em nosso ponto de transição PUKRA, o TechLion inicia uma pequena curva para à esquerda para o rumo 052 em proa do VOR São José (VOR SCP), mas antes disto, a aeronave é vetorada para o rumo 137 de SCP. Passamos então a voar sentido Caraguatatuba e Ilha Bela.

Estamos em voo de cruzeiro à 27 mil pés, o serviço de bordo é iniciado com as opções de bebidas Coca ou Guaraná e Amendoins.

Voo tranquilo e sem turbulências, mas com uma camada de nuvens e com pouso visual do mar e solo, chegamos em cima de Ilha Bela e seguimos voando agora sobre o Espaço Aéreo sentido à Área Condicionada da Embraer, próximo as regiões marítimas das cidades de Santos até Peruíbe. Esta Área é onde os aviões recém-fabricados na Embraer voam para realizações de testes e ensaios de voo antes de serem entregues aos clientes.


Fomos conhecer os comandantes do voo, onde nos explicou o que tem de novo no cockpit do E2 comparado ao E1, o voo está maravilhoso, mas é hora de voltar à São Paulo. O comandante inicia a Aproximação para Congonhas e o PR-ZIQ inicia a descida para Congonhas.

Congonhas neste momento está nublado e nosso pouso será pela pista 17R.


O procedimento de descida é suave, e nenhuma sem visibilidade visual, até que deparamos durante um pequeno ponto do voo que não havia nuvens, tinha já o visual da região de Barueri. Logo a aeronave começa a realizar uma grande curva para à direita. Para quem voa na Terminal São Paulo pousando em Congonhas, tem-se a noção de que estamos voando bem próximo ao Pico do Jaraguá, pois este ponto aonde as aeronaves que pousam Congonhas pela pista 17L/R fazem a curva base para ingressar na final.

A iluminação em led da cabine de passageiros do E2 altera de cor, dando uma sensação maravilhosa parecendo um voo noturno reduzindo assim o efeito jet-leg e devido ao ambiente externo estar com pouca luz solar.

Já na final para pouso próximo, vejo a minha direita a Cidade Universitária da cidade de São Paulo, a tripulação aciona o trem de pouso e logo começamos a escutar o barulho de atrito do vento batendo no trem de pouso baixado e travado. Um pouco mais de milhas voadas vejo à minha direita toda a Marginal Pinheiros com transito e o lindo Jockey Club de São Paulo.


Por volta das 17h02, o Techlion Profit Hunter matrícula PR-ZIQ toca o solo pela pista 17R do Aeroporto de Guarulhos.


Nosso voo finaliza com o desembarque mais uma vez com a equipe da Icon Aviation que nos levou até ao ponto ao hangar 1, onde foi nosso ponto de encontro e lá os convidados foram presenteados com alguns brindes sobre a Icon e a Embraer.

Especificações do E195-E2

 

Tripulação: 2 pilotos
Capacidade:  144 (1 classe) ou  118 (2 classes)
Comprimento: 41,5 m
Envergadura: 35,1 m
Altura: 10,9 m 
Peso máximo de decolagem: 59.400 kg (130 000 lb)
Peso máximo de pouso: 53.750 kg (120 000 lb)
Peso máximo de carga: 15 150 kg (33 000 lb)
Pista mínima para decolagem: 1.950 m
Pista mínima para pouso: 1.350 m
Velocidade máxima: Mach 0.82 (870 km/h, 470 kn, 541 mph)
Alcance: 4.600 km (2.500 nmi)
Altitude máxima: 41.000 ft , FL410 (12.500 m) 
Motores: 2× Turbofan Pratt & Whitney PW1900G
Empuxo por motor: 19.000–22.000 lbf (85–98 kN)

Sobre a Embraer e os 50 anos

A Embraer foi fundada no Brasil e completou 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e conta com mais de 100 clientes em todo o mundo. Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Somente para o programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos e 1.500 aeronaves foram entregues. Atualmente, os E-Jets estão voando na frota de 80 clientes em 50 países. A versátil família de 70 a 150 assentos voa com companhias aéreas de baixo custo, bem como com operadoras regionais e tradicionais. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

bottom of page