top of page

LABACE 2019

Fotos Labace 2019

LABACE 2019

16ª Latin American Business Aviation Conference & Exhibition

Aeroporto de Conhonhas (CGH / SBSP), São Paulo, SP - Brasil

Clique na imagem para ampliar e visualizar com melhor qualidade. 

 

Álbum Completo - 75 fotos.

TEXTO LABACE 2019

LABACE 2019

Pelo décimo ano de forma consecutiva, É MAIS QUE VOAR esteve presente em mais uma LABACE

 

 

A Labace 2019 – maior feira de aviação de negócios da América Latina – bateu a marca de mais de 12.700 visitantes este ano no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo com aumento de 25% em relação ao ano anterior. O evento, que já é considerado o maior da América Latina, contou com 50 aeronaves expostas e mais de 140 marcas, incluindo os principais players da indústria da aviação mundial, como Dassault, Embraer, Gulfstream, Helibras, Leonardo, Líder Aviação e Tam Aviação Executiva.

 

“A feira é cada vez mais um espaço de negócios, as pessoas vêm para ver de perto o modelo que querem comprar e efetivamente fecham negócios ou dão início a negociações que terminarão em venda em mais algumas semanas”, disse Flavio Pires, diretor geral da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), organizadora da feira. O Brasil é dono da segunda maior frota de aviação executiva do mundo e está entre as maiores frotas de helicópteros também.

 

Este ano, o ciclo de conferências foi um dos pontos altos da LABACE, com um total de vinte eventos realizados, entre workshops e painéis de discussão, sobre os temas que mais despertam o interesse da indústria aeronáutica, como a mobilidade aérea urbana e o uso dos drones nos serviços aéreos especializados, o futuro dos combustíveis de aviação, o táxi aéreo pirata, as novas regras para o gerenciamento da fadiga, e muitos outros.

 

Ao longo dos três dias da LABACE, centenas de pessoas acompanharam os debates e participaram das discussões que vão orientar o futuro da aviação de negócios no país, inclusive com duas palestras de consultores dos negócios: o economista Alexandre Schwartsman, para falar sobre o cenário econômico, e o administrador Maximiliano Bavaresco, especializado em estratégia empresarial.

​

​

​

 

Os Destaques da LABACE 2019
​

 

No mês em que celebra 50 anos de história, a Embraer apresentou seus novos jatos executivos Praetor 500 e Praetor 600 pela primeira vez na LABACE. Os Praetors, são os mais novos lançamentos da Embraer que utiliza a mesma fuselagem do Legacy, mas que receberam melhorias tecnologicamente mais avançadas em suas categorias e este novo nome.

 

Durante a feira, a Embraer recebeu o Certificado de Tipo para o jato Praetor 500, da categoria de jatos médios, concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O Praetor 500 foi lançado no fim do ano passado durante a NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition) e ultrapassou suas metas de certificação com um alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 km, com quatro passageiros e reservas NBAA IFR), uma alta velocidade de cruzeiro de 466 nós, uma capacidade de carga de 726 kg com tanques cheios, comprimento de pista para decolagem de apenas 1.287 metros (4.222 pés), e um comprimento de pista para pouso de 636 metros (2.086 pés). Para um voo de 1.000 milhas náuticas (1.852 km) o comprimento de pista para decolagem é de somente 867 metros (2.842 pés).

 

“A certificação do Praetor 500 é uma realização que nos dá ainda mais motivo para celebrarmos os nossos 50 anos de história. Essa aeronave revolucionária é um tributo ao compromisso das nossas equipes à excelência e uma prévia do pioneirismo que a Embraer irá realizar ao longo dos próximos 50 anos”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Com o mais alto desempenho, tecnologia e conforto em sua classe, o Praetor 500 se torna o melhor jato executivo médio já criado, elevando o padrão de experiência do cliente na sua categoria. É com muita satisfação que anunciamos que já realizamos vendas do Praetor 500, inclusive no Brasil”.

 

Com a certificação, o Praetor 500 (antigo Legacy 450) passa a ser o jato médio mais veloz e com o maior alcance, capaz de realizar voos sem paradas na América do Norte, de Miami a Seattle ou de Los Angeles a Nova York. Também conecta a costa oeste da América do Norte à Europa e à América do Sul, de Los Angeles à Londres ou a São Paulo, com uma só parada. Além de conectar Porto Alegre a Nova York ou São Paulo a Paris com uma só parada, o Praetor 500 tem desempenho superior e permite operação segura em aeroportos de acesso limitado, como Angra dos Reis e Jacarepaguá.  No cockpit, o Praetor 500 apresenta a mais nova versão do avançado painel de aviônicos Pro Line Fusion da Collins Aerospace. Algumas das opções são exclusivas como o exclusivo recurso de exibição vertical de meteorologia, alerta situacional similar ao de controle de tráfego aéreo com ADSB-IN e a capacidade preditiva do radar de identificação antecipada de cisalhamento de vento, além de opções como o E2VS (do inglês Embraer Enhanced Vision System) com HUD (do inglês, Head-up Display) e EVS (do inglês, Enhanced Vision System), Sistema de Referência Inercial (do inglês, Inertial Reference System) e Sistema de Orientação de Visão Sintética (do inglês, Synthetic Vision Guidance System).

 

Já o Praetor 600, é um jato super médio, com capacidade de até 12 passageiros, com alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km), o maior entre os seus pares, o que permite realizar voos sem escalas entre São Paulo e Miami (EUA), entre Rio de Janeiro e Fort Lauderdale (EUA), ou entre Madri (Espanha) e Recife.

 

 O Praetor 600, por exemplo, é o único da categoria que consegue decolar e pousar tão curto e voar tão longe, fazendo São Paulo-Miami sem escalas. Além disso, ambos os modelos oferecem uma experiência ao cliente sem precedentes nos seus respectivos segmentos”, afirmou Gustavo Teixeira, Diretor de Vendas da Embraer Aviação Executiva para a América Latina. “Com design e ergonomia superiores, o jato proporciona um voo mais confortável e a melhor altitude de cabine (5.800 pés) de sua classe, bem como um voo mais suave graças à redução de turbulência baseada na tecnologia full fly-by-wire da Embraer. A conectividade de Internet de alta velocidade está entre os atributos que propiciam mais produtividade e conforto aos nossos clientes”, acrescentou.

 

Além de uma importante participação no mercado mundial, com entregas que ultrapassam os 1.400 jatos executivos, a Embraer tem uma presença preponderante no mercado brasileiro. Nos últimos 10 anos, de cada dois jatos executivos entregues no Brasil, um foi fabricado pela Embraer. Essa frota, espalhada por todo o país, tem uma alta taxa utilização: em média, a cada 20 minutos decola no Brasil um avião executivo produzido pela Embraer, o que demonstra como o portfólio de produtos da empresa atende às necessidades dos mais variados perfis de cliente brasileiro, trazendo ganhos contínuos de produtividade.

 

Além das novas aeronaves Praetor, a Embraer também exibiu os seus jatos Phenom 100EV, correspondente à terceira geração do consagrado Phenom 100, que é o jato executivo de maior sucesso na história da aviação executiva brasileira, e o Phenom 300E, jato leve líder global de vendas da última década, com mais de 500 unidades em operação em 30 países. Como parte das comemorações de 50 anos, a Embraer também exibiu o pioneiro Bandeirante, avião turboélice bimotor que levou à criação da fabricante, em 19 de agosto de 1969, para sua produção em série.

 

Novamente neste ano, a área de serviços da Embraer levou à LABACE o Espaço TechCare com um conjunto de soluções eficientes de suporte para proporcionar a melhor experiência no pós-venda a clientes, que também podem contar com uma rede de centros de serviços próprios e autorizados espalhados pela América Latina e uma central de atendimento que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.

 

A Helibras, a única fabricante brasileira de helicópteros, subsidiária da Airbus Helicopters e Airbus Corporate Helicopters (ACH) anunciou vendas de cinco aeronaves durante o evento.

 

A fabricante anunciou a venda de dois ACH125 na feira. Uma delas para um cliente de Goiânia e outra para um do interior de São Paulo. Entre os opcionais escolhidos pelos clientes estão piloto automático, bancos revestidos em couro, painel 100% touchscreen (Garmin G500 TXi) e GPS touchscreen (GTN750). Um destes clientes adquiriu seu terceiro helicóptero da marca e o outro já está indo para a quarta aeronave Airbus/Helibras em apenas 15 anos.

Mais uma venda anunciada na LABACE foi a do ACH130, referência no mercado de turismo por conta de sua cabine ampla e suas grandes janelas panorâmicas. A aeronave já é a quarta adquirida pelo mesmo cliente de Belo Horizonte (MG) e acomoda sete pessoas, incluindo o piloto. O helicóptero ainda conta com pintura personalizada, revestimento dos bancos em couro, ar condicionado digital, bluetooth, entre outros opcionais.

O ACH135 Line também está entre as vendas anunciadas no evento. O helicóptero foi adquirido por um cliente de São Paulo, seu primeiro da marca. Como um dos modelos leves de maior sucesso da Airbus/Helibras, a aeronave é conhecida por sua alta resistência, dimensão compacta, versatilidade e o menor custo operacional da categoria.

Por fim, a empresa anunciou a venda de um ACH145 Line para o mercado brasileiro. O ACH145 Line, uma das apostas da fabricante para o mercado VIP mundial, conta com excelente conforto, isolamento acústico e design inovador. Suas portas deslizantes possibilitam fácil acesso aos passageiros e sua espaçosa cabine permite uma variedade de configurações internas, acomodando até 10 assentos em couro perfurado, em harmonia de tonalidade com os carpetes, pintura especial na cabine e ar condicionado digital.

 

“Ficamos muito felizes porque as vendas que anunciamos durante esta LABACE são tanto para clientes que já operam produtos da nossa marca quanto para novos. Isso demonstra a confiança daqueles que estão renovando suas frotas não apenas pela qualidade do nosso produto, mas pela nossa capacidade de oferecer serviços de manutenção de forma rápida e eficiente”, afirmou Jean-Luc Alfonsi, presidente da Helibras.

 

Uma das maiores expositoras do evento pelo quarto ano consecutivo em quantidade de aeronaves expostas, a TAM Aviação Executiva representante no Brasil pela fabricante do grupo Textron Aviation (que são elas: Cessna, Beechcraft, Hawker e Bell Helicopters) trouxe para a LABACE 2019 dez aeronaves à feira, com destaque para os Citations Longitude e Latitude, o King Air 250, o Grand Caravan Ex equipado com o novo painel Garmin G1000 NXi, o Bell 505 que mexeu com o segmento dos monoturbinas leve desde que foi apresentado ao mercado em 2015, o Baron 58, que este ano a aeronave está completando 50 anos de seu primeiro voo. O Baron possuí bom desempenho com motor a pistão que tem um papel importante na liderança da companhia no mercado de pistões. Em 23 de junho de 1969, os pilotos voaram pela primeira vez com o protótipo do Baron 58, abrindo caminho para as próximas cinco décadas de evolução inovadora. Desde a fabricação da primeira aeronave, em 1970, mais de 3.100 dessas aeronaves foram entregues em todo o mundo. Outras demais aeronaves que a TAM expos foram o Cessna Citation CJ3+, o Citation M2, o King Air C90 e o Bell 429. 

 

“Nesse primeiro semestre fomos surpreendidos pelos ótimos resultados, sobretudo na área de vendas. Comparando com o mesmo período do ano passado e de 2017, já comercializamos números muito superiores até o momento. Em manutenção e serviços de FBO, a expectativa é de alta de 10% em relação ao ano anterior, sinal claro da reação do mercado”, destacou Leonardo Fiuza, presidente da TAM AE.

 

Durante o evento a TAM lançou a segunda edição da promoção Atendimento Premiado, que deu prêmios aos usuários frequentes dos seus serviços de FBO (Fixed Base Operator). Neste ano, a promoção ganhou novidades, além de um novo nome: Atendimento Turbinado. Para participar, bastou o piloto ou o operador fazer a inscrição no site da promoção e realizar os atendimentos nas bases da TAM AE ou nas bases parceiras.

 

Pela quinta vez consecutiva, A Líder Aviação representante da Honda Aircrafts marcou presença na LABACE com o HondaJet Elite que esteve em exposição no estande. Atualmente, já são quatro aeronaves Honda entregues no Brasil desde seu lançamento em 2015 no país e 17 em todo o mundo. A Líder Aviação conta com mais de 20 bases operacionais, nos principais aeroportos brasileiros, e está apta a oferecer um suporte total para colocar as aeronaves em serviço, juntamente com a Honda Aircraft Company, instalada em Greensboro, nos Estados Unidos, que apoia a rede de revendedores na manutenção, reparo e revisão geral dos aviões. O jato incorpora uma série de inovações tecnológicas que resultou em uma aerodinâmica aprimorada, performance superior e melhor eficiência no consumo de combustível.

 

"O HondaJet vem se consolidando no mercado mundial e conquistando novas certificações para operação. Prova disso é o anúncio recente de que a Honda Aircraft Company irá ampliar sua sede global em Greensboro, na Carolina do Norte, nos EUA, para atender as demandas que estão surgindo sempre com excelência", afirmou Philipe Figueiredo, diretor de Vendas e Aquisições de Aeronaves da Líder Aviação.

 

Em 2018, o HondaJet Elite foi anunciado ao mercado brasileiro na durante a edição anterior da LABACE e se estabelece como o jato mais rápido, que voa em maior altitude, mais silencioso e com melhor eficiência em consumo de combustível em sua categoria, definindo um novo padrão na aviação executiva.

 

Ainda durante o evento, a Líder e a Gulfstream anunciaram a parceria como um dos novos Centros de Manutenção Autorizados Gulfstream no Brasil. Além disso, a Líder será também o ponto focal para venda de peças, sendo representante exclusiva para esse serviço na América Latina e ressaltaram ainda que a Líder realizará reparos e serviços de manutenção em célula de aeronaves de cabines grandes e médias, incluindo os modelos Gulfstream G150, G500, G550, G600, G650ER, G650, G550 e G280.

 

A Dassault Falcon confirmou a presença de duas aeronaves na edição deste ano – o trijato de ultralongo alcance Falcon 8X (uma das aeronaves mais luxuosas da fabricante, também é sucessor do 7x) e o Falcon 2000S.

 

Com alcance de 6.450nm/12.000km, o Falcon 8X tem autonomia para ir de São Paulo a Moscou sem escalas, e foi uma das grandes atrações da feira. O Falcon 2000S de 3.350nm/6.200km de alcance, que possui uma cabine ampla, confortável e com alta tecnologia integrada, também foi um dos mais visitados durante todo o evento.

 

Outra atração reservada para este ano na LABACE foi a apresentação virtual do Falcon 6X, a mais nova aeronave da família Falcon. As demonstrações em realidade virtual do Falcon 6X ocorreram no chalé. Os convidados vivenciaram a cabine totalmente centrada nos passageiros, três configurações de lounge e diversas opções amplas de entrada e descanso da tripulação. O cockpit totalmente novo, com um EASy III de terceira geração e uma cabine de pilotagem completamente digital, também poderá ser conferido. Como já é uma tradição na Labace, o chalé da Dassault Falcon fez sua abertura oficial com um coquetel e apresentação musical da cantora Kell Smith e a presença confirmada do CEO Jean Rosanvallon.

 

A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo e uma das principais da aviação, destacou a inovação e a tecnologia de seus produtos com o lançamento do Flight Radial (H26.5x8.0R14 Flight Radial 210mph) na LABACE. O pneu radial ultraleve que oferece alto desempenho nas aterrisagens, está homologado para ser aplicado em aeronaves como Boeing 777X, 737 MAX 8/9, 787-9 / 10 e Airbus A320, jatos executivos, como o Citation X +, Embraer Praetor 500/600, Gulfstream G500, G600, G650 e o Global 7500, e regionais, como o ATR 72, o modelo foi exibido recentemente na Paris AirShow.  Durante a Labace, a Goodyear também celebrou o centenário da companhia no Brasil e os 50 anos de parceria com a Embraer e o centenário da companhia no Brasil e os 110 da Goodyear mundialmente. No estande, uma imagem do Praetor 600 ao fundo, mostrou a nova aeronave da empresa nacional, equipada com o novo pneu Flight Radial. A Goodyear possui duas instalações para a fabricação de pneus novos para aeronaves (Denver, Estados Unidos e Bangkok, na Tailândia) e cinco operações para recauchutagem, sendo duas nos EUA, uma na Tailândia, uma na Holanda e outra no Brasil.

 

A Octans Aircraft esteve presente na LABACE 2019 e apresentou pela primeira vez ao mercado a aeronave Cygnus, um monomotor que terá capacidade para 5 pessoas e que já está em desenvolvimento na fábrica em São João da Boa Vista (215 km de São Paulo).  A fase de ensaios em voo tem previsão para o início neste segundo semestre e a certificação, no ano que vem.  O Cygnus, possui estrutura metálica, asa alta cantilever, trem de pouso triciclo fixo, VRF noturno e IFR, painel digital Garmin touch screen, ar condicionado, cintos com airbags e interior de alto padrão. A nova aeronave vai sair da fábrica equipada com motor Lycoming IO-540 300hp e hélice Hartzell tripá metálica. A aeronave foi desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação ANAC/FAA Part23 e a campanha de demonstração de cumprimento dos requisitos começa em 2020, em linha com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de Pequeno Porte) da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Em termos de conforto interno, o Cygnus foi desenvolvido pelo Studio Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design e Fabricado pela F/LIST, sediada na Áustria. Entre os diferenciais, versões exclusivas com acabamento em madeira e carbono, amplo espaço para cinco ocupantes, assentos em couro com ajustes e reclínio, apoios de braço escamoteáveis, cintos com airbag, entradas USB para todos os ocupantes e pontos de energia 12V para laptops e smartphones. No quesito aviônicos, o Cygnus será equipado com visores de voo avançados com GPS VRF WASS integrado, display de voo principal (PFD) e multifuncional (MFD), além de display opcional e sistema de indicação de motor (EIS) altamente configurável, interface touch screen e telas em tamanho 10,6 polegadas.

 

Ainda durante a LABACE, a Octans homenageou João Felipe Miranda Demito, do Tocantins, comprador de uma aeronave Cygnus. João Felipe recebeu uma placa feita com o mesmo material da fuselagem da nova aeronave. Até agora, 3 aeronaves (slots) já foram vendidas.

 

A Fabricante de helicópteros Kopter confirmou a participação na LABACE 2019 pela primeira vez. A empresa, que acaba de chegar ao Brasil, anunciou oficialmente o projeto de construção de uma fábrica no país, assim como já fez nos Estados Unidos no início deste ano. Na feira, a Kopter também apresentou o mock-up em tamanho real e configurado do helicóptero multimissão SH09, modelo que começa a comercializar aqui.

 

“Escolhemos a Labace para fazer a apresentação oficial da Kopter no país porque é o evento mais importante da América Latina”, disse Christian Gras, vice-presidente executivo da Kopter, que esteve em São Paulo durante a feira.

 

O parceiro escolhido pela Kopter para trazer a marca para o mercado brasileiro, a Gualter Helicópteros, é uma empresa especializada na venda de aeronaves com foco na aviação executiva no Brasil. Atualmente, possui o maior cadastro de aeronaves à venda, em especial helicópteros.

​

 

Nota: Nós É MAIS QUE VOAR limitamos as fotografias durante a LABACE 2019 devido a "falta de empatia" por nós ao recepcionarem durante a visita ao stand. Com isso, tomamos esta atitude, de não divulgar por meio de nossas fotos (fazer este marketing) e noticiar sobre o produto destes expositores devido a esta "falta de empatia e arrogância" conosco por meio de assessores de imprensa / expositor(a). Esperamos que na próxima vez sejam mais receptivos quanto aos visitantes que estes podem ser os futuros clientes para estes expositores.

Confira as outras edições da LABACE:

bottom of page