top of page

LABACE 2022

Fotos Labace 2022

LABACE 2022

17ª Latin American Business Aviation Conference & Exhibition

Aeroporto de Conhonhas (CGH / SBSP), São Paulo, SP - Brasil

Clique na imagem para ampliar e visualizar com melhor qualidade. 

 

Álbum Completo - 215 fotos.

EXPOSITORES DA LABACE - Caso gostou de nossas imagens e queira comprar o licenciamento da imagem em alta resolução (300dpi) de  qualidade e sem marca d'agua para uso do marketing / publicidade.

Entre em contato conosco por email cmsherbert@hotmail.com

TEXTO LABACE 2022

LABACE 2022

Pelo décimo primeiro ano de forma consecutiva, É MAIS QUE VOAR esteve presente em mais uma LABACE

 

 

Após dois anos adiados de forma consecutivas (2020-2021) devido à pandemia, entre os dias 9-11 de agosto de 2022, A LABACE – Latin America Business Aviation Conference & Exhibition – foi um sucesso em sua 17ª edição no Aeroporto de Congonhas.

 

Estiveram expostos jatos executivos, turboélices, helicópteros e monomotores fabricados em todo o mundo.

 

Foram 95 marcas confirmadas entre expositores e patrocinadores na feira. Entre eles, fabricantes de aeronaves e helicópteros como a Embraer, Gulfstream, Beechcraft, Cirrus, Bell Helicopter, Boeing, Cessna, Goodyear, Dassault Falcon, Leonardo, Hondajet e Aeromot.

 

Participaram do evento ainda as marcas ABS Jets, Aeromot, Aero Safety, AGS Logistics, Air BP, Cruzeiro do Sul Aviação, GDI Aviação, Good Winds, Swissport, Jetex, Petrobras, Raízen, Safran, Santander, Synerjet, Vibra, Vokan, World Fuel Services, entre outras.

 

“A LABACE é um evento de negócios, de networking e de venda de aeronaves e serviços ligados a essa indústria. Depois de três anos, o evento está de volta e a expectativa é grande para todos nós”, disse Flávio Pires, diretor-geral da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), entidade organizadora da LABACE.

 

São empresas que se apresentaram em São Paulo com os mais importantes lançamentos da indústria mundial, além de lançamentos em aeronaves de asa fixa e rotativa, houve empresas de compartilhamento de aeronaves, manutenção, transporte aeromédico.

 

Outras atrações da feira são as grandes tradings que operam no setor da aviação como a Comexport, Sertrading, Timbro, WM e Razac; as operadoras aéreas Tam Aviação Executiva, Helisul, Líder e Voar; e os operadores aeroportuários INFRAERO, Antares Polo Aeronáutico, Helicidade Heliporto e HBR.

​

​

​

 

Os Destaques da LABACE 2022
​

 

Começamos aqui com alguns destaques da LABACE 2022 com a TAM Aviação Executiva, representante oficial das fabricantes Beechcraft, Cessna e Bell, além da líder mundial em treinamentos, a FlightSafety, marcou presença como a maior expositora pela 5ª edição consecutiva.

 

Detentora do maior e mais versátil portfólio de aeronaves executivas do país, composto por 23 produtos entre modelos de asa fixa (aviões mono e bimotores a pistão, turbo-hélices e jatos executivos) e de asa rotativa (entre monoturbinas, biturbinas e helicópteros parapúblicos), a empresa trouxe ao evento uma amostra dessa variedade e apresentou nove aeronaves ao público da feira.

 

Além dos já tradicionais modelos ultramodernos equipados com os mais recentes avanços tecnológicos, este ano a TAM AE faz um mergulho na história e trouxe com exclusividade ao evento duas relíquias: os monomotores Cessna 180, fabricado nos anos 60, e um Cessna 195, fabricado na década de 50 e que pertenceu ao Comandante Rolim, seu fundador.

 

 “É maravilhoso poder ver no mesmo espaço produtos tão distintos, com tecnologias tão diferentes, mas guiados pela mesma força motriz, que é a necessidade de voar. E o mais incrível é perceber a evolução do setor, que resultou no que temos hoje, aeronaves modernas, equipadas com o que há de mais atual em tecnologia”, afirmou Leonardo Fiuza, presidente da TAM AE. “A necessidade de voar é atemporal, mas o jeito de voar mudou. E felizmente nossos produtos acompanharam e, em muitos casos, ditaram essa evolução”, completou

 

Cessna 195 – Fabricado em 1951, trata-se de um clássico da aviação geral no pós-Segunda Guerra Mundial, que trouxe para os modelos em pistão conforto e luxo de uma aeronave executiva. O Cessna 195 foi adquirido por João Amaro em um leilão em Cuiabá, após 11 anos abandonado no aeroporto da cidade. O avião foi restaurado por seu irmão, o Comandante Rolim, e, anos depois, inspirou a criação do Museu Asas de um Sonho.

 

Cessna 180-F – ano 1963, foi um modelo que fez grande sucesso no Brasil, muito utilizado em fazendas e em garimpos, onde as pistas não eram pavimentadas. Sua produção foi encerrada em 1985, mas até hoje é comum vê-lo operando em diversas atividades. Esse modelo foi doado pelo Comandante Peri Igel e é igual à aeronave utilizada pelo Comandante Rolim e por João Amaro no início de suas carreiras.

 

 

Além dos clássicos Cessnas, a TAM Aviação excutiva trouxe os aviões:

 

Citation Latitude – equipado com dois motores P&W PW306D1 , que tem um alcance de voar um raio de 2.700 NM / 5.000 km,  em uma velocidade máxima de cruzeiro de 446 kts / 826 km/h   com capacidade para dois pilotos e até nove passageiros, suíte de aviônicos Garmin G5000 com interface touch screen (dispensa botões) e cabine com piso completamente plano (1,83 m de altura por 1,95 m de largura), permitindo que uma pessoa fique de pé. Conta ainda com o sistema Clarity, desenvolvido pela Cessna em parceria com a empresa americana Heads Up Technologies, que reúne sistemas elétricos, dados e comunicações – tudo conectado por fibra ótica e controlado a partir do assento por uma tela touch screen totalmente intuitiva. O Jato chega na LABACE a um preço FOB por US$ 19.995.000,00 (sem impostos).

 

 

Citation CJ3+ – certificado para operação com um único piloto e tem uma série de novos sistemas projetados para reduzir a carga de trabalho da tripulação. O modelo apresenta um conjunto de aviônicos integrados, o Garmin G3000, com radar meteorológico, sistema de detecção de turbulências, sistema avançado de alerta de terreno (TAWS-B) e suporte a comunicação ADS-B, que o tornam compatível com os requisitos de controle de tráfego aéreo Next Generation (NextGen).

 

Sua cabine conta ainda com servidor wireless, telefone via satélite Iridium, internet de alta velocidade e um sistema de pressurização controlada automaticamente, além de sistema de diagnóstico de falhas, que facilita a manutenção.  Preço FOB: USD 10.415.000,00 (sem impostos).

 

Citation M2 Gen2 – As últimas atualizações da aeronave Citation M2 reforçam o foco do modelo no conforto do piloto e dos passageiros assim como na produtividade. Uma aeronave cuidadosamente projetada desde a frente à parte traseira, o Citation M2 Gen2 traz uma experiência de cabine aprimorada que inclui novo interior premium, iluminação ambiente aprimorada, porta-copos iluminados remasterizados e compartimento de bagagem adicional, acessível por dentro da cabine. 

 

A produtividade também foi reforçada com o que temos de mais recente em tecnologia na cabine, como recursos de carregamento sem fio e portas USB-A em cada assento da cabine. No cockpit, três polegadas de espaço para as pernas foram adicionadas à posição de copiloto para maior conforto. Além disso, a entrada da cabine foi melhorada para garantir a durabilidade e uma manutenção facilitada. Preço FOB: USD 6.150.000,00 (sem impostos)

 

King Air 360 – Destaque na LABACE e pela primeira vez no Evento. A Família turboélice King Air é o “queridinho” do agronegócio no Brasil. Aproximadamente 7.600 aeronaves King Air foram entregues desde 1964. Trata-se do maior sucesso de vendas de uma família de turboélice no mundo. O King Air 360 representa a nova geração, desenvolvido com base em sua reputação de versatilidade e confiabilidade. A aeronave oferece os mais recentes avanços tecnológicos na cabine, além de proporcionar conforto adicional à experiência do passageiro.

O turbo-hélice King Air 360/360ER traz o Autothrottle de série, que gerencia automaticamente a potência do motor na decolagem, cruzeiro, descida e pouso, com monitoramento de parâmetros como rotação, torque e temperatura, o que faz com que os pilotos tenham mais segurança durante o voo. 

Outra atualização importante no cockpit é o novo sistema de pressurização digital, que ajusta automaticamente a pressão da cabine durante a subida e descida, reduzindo a carga de trabalho dos pilotos. A aeronave também tem uma altitude de cabine mais baixa, no teto operacional de 35.000 pés, proporcionando maior conforto para os passageiros, especialmente durante voos longos.

Sua cabine oferece uma aparência deslumbrante com armários, divisórias e bordas laterais feitas por artesãos e acabamentos de alta qualidade, juntamente com seis novas opções de interiores. Outras comodidades que são padrão em toda a linha King Air incluem mesas de trabalho extensíveis, tomadas de energia, estações de carregamento USB e um lavatório traseiro privado.

 

Informações técnicas do King Air 360: 

Alcance: 1.806 NM / 3.345 km 

Número de assentos: 1+10 ou 2+9 (pilotos + passageiros)

Velocidade máx. de cruzeiro: 312 kts / 578 km/h 

Distância de decolagem: 3.300 ft / 1.006 m 

Distância de pouso: 2.692 ft / 821 m 

Motorização: (2) P&W PT6A-60A

Aviônicos: Pro Line Fusion

Preço FOB: USD 9.255.000,00 (sem impostos)

 

Grand Caravan Ex – O Grand Caravan EX é a versão top de linha do já consagrado Caravan. Sua cabine ampla permite a rápida reconfiguração, adaptando-se perfeitamente a qualquer necessidade, seja para o transporte de cargas, bagagens ou até nove passageiros (mais tripulação). Além disso, o modelo oferece melhor performance de subida e maior velocidade de cruzeiro em relação ao seu antecessor, podendo chegar a 185 kts (343 km/h), atingir até 25 mil pés de altitude, com um alcance máximo de até 1.689 km (a 10.000 pés em cruzeiro econômico e 45 minutos de reserva). Preço: US$ 3,100,000 (FOB – sem impostos).

 

Bell 505 Jet Ranger X – O Bell 505 é um dos modelos mais vendidos pela Bell no Brasil, possui tecnologia de ponta, é o único na categoria com aviônicos Garmin G1000H NXi, equipado com duas telas de LCD de 10,4 polegadas, além de motor Safran HE Arrius 2R, com sistema FADEC de duplo canal e intervalo de revisão geral de 3.000 horas ou 14.000 ciclos. O Bell 505 conta também com tecnologias exclusivas para seu segmento, como os sistemas antivibração Live e Frahm, que garantem maior conforto durante o voo, e o modelo de manutenção MSG-3, aumentando o intervalo entre as paradas para manutenção e reduzindo o tempo em solo. Preço: US$ 2,060,000 (FOB – sem impostos).

 

Bell 429 – Com velocidade e alcance excepcionais, alta performance no voo pairado e maior margem de segurança, o Bell 429 é o primeiro helicóptero do mundo a ser certificado para WAAS (sistema de aproximação de pouso vertical em piloto automático). Entre outros diferenciais, destaque para os controles de potência no comando coletivo, fuselagem e rotor resistentes a danos e assentos com atenuação de impactos. Além disso, o modelo possui a maior cabine da categoria, com capacidade para até seis passageiros e dois pilotos, ou sete passageiros e um piloto, todos eles acomodados em assentos anticrash.

 

O Bell 429 conta também com uma moderna plataforma de aviônicos glass cockpit com telas digitais de LED de última geração já na sua versão standard, homologação para single pilot IFR e piloto automático de quatro eixos (opcional). Preço: US$ 8.700.000,00 (FOB – sem impostos).

 

AGS Logistics, empresa pioneira no segmento de logística aeroespacial assinou uma carta de intenção junto com a Safran para a eletrificação da frota da AGS que atende no Brasil.

 

 “Vamos introduzir o primeiro veículo elétrico imediatamente, mas será o primeiro de muitos. Além de toda a nossa preocupação com a sustentabilidade, na embalagem dos itens transportados, no estande usado na LABACE, estamos agora criando rotas 100% elétricas. Não são híbridas apenas”, disse Alexandre Gulla, CEO e fundador da AGS.

 

Para François Haas, da Safran, o momento é muito importante, pois a empresa tem metas ousadas na redução das emissões. “Temos de chegar a 2030 com redução de 50% e queremos ser neutros em 2050. A pressão sobre a indústria da aviação é grande, por isso precisamos contar com parceiros para nos tornarmos cada vez mais sustentáveis, de forma que agradeço à AGS a iniciativa e a proatividade”, disse Haas.

 

O primeiro veículo elétrico escolhido pela AGS para transporte de peças e motores é o furgão 100% elétrico BYD eT3. O modelo, segundo dados do fabricante, evita a emissão de 13,8  toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 99 árvores por veículo (considerando 54.000 km rodados/ano).  O veículo tem capacidade de 3.300 litros, é silencioso e possui uma bateria que pode ser carregada em uma hora.

 

Cirrus Aircraft esteve presente trazendo o Cirrus Vision Jet G2 Plus, com inteligência artificial a bordo, que permite realizar pouso emergencial com o acionamento de apenas um botão.

 

O Cirrus Vision Jet G2 tem WiFi a bordo e novas opções de acabamento. “O Vision Jet G2 Plus é o próximo passo para a contínua transformação da aviação pessoal”, afirma Zean Nielsen, CEO da Cirrus Aircraft. “A melhoria na performance de decolagem, e a implementação do Wi-Fi a bordo, mostram a preocupação da Cirrus Aircraft em suprir constantemente as demandas emergentes dos clientes. Esse novo modelo significa mais uma evolução para a aviação pessoal, que só foi possível devido à excelência do time da Cirrus Aircraft.”

 

O Vision Jet conta com um recente avanço em conjunto com os órgãos reguladores por meio da certificação do sistema Safe Return de pouso autônomo que oferece aos passageiros a possibilidade de pousar o avião com o toque de um botão em caso de emergência. Recentemente, a tecnologia de pouso autônomo da Garmin International foi reconhecida com a premiação do troféu Robert J. Collier que, no ano anterior, foi concedida para a Cirrus Aircraft pelo desenvolvimento do Vision Jet. Com a união do Safe Return e CAPS (Sistema de Paraquedas Cirrus), o Vision Jet oferece uma experiência integral a nível de segurança.

 

“O Vision Jet representa a superevolução da linha SR e proporciona uma experiência de voo que inclui mobilidade, conforto e segurança”, afirma o diretor da Plane Aviation, Sérgio Beneditti.

 

Atualmente, o número total de jatos Vision em operação no mundo já ultrapassa a marca de 350 unidades, com mais de 500 pilotos treinados. No Brasil, são 10 jatos até o momento e serão 13 no fim do ano.  Para dar suporte aos clientes brasileiros, a Cirrus possui um centro de vendas, um centro de treinamento para pilotos, dois centros de distribuição de peças e 26 centros de serviços autorizados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

A Amaro Aviation esteve pela primeira vez na LABACE. A companhia de aviação executiva levou para o evento duas novidades: o jato executivo Pilatus PC-24 e uma lounge com uma reprodução dos serviços oferecidos a bordo. A ideia foi permitir que o visitante teve a experiência de um passageiro ao embarcar em um voo da Amaro.

 

Neste espaço, que foi aberto para o público, os convidados poderam experimentar as comidas servidas pela Amaro durante o voo, além de vivenciar todo o conforto de uma viagem com a Amaro.

 

“O atendimento ao cliente é um dos nossos diferenciais, e que trouxemos essa experiência para a LABACE. Trabalhamos com os melhores produtos e com um time altamente especializado em garantir uma experiência única. Aeronaves todas as empresas possuem, mas o nosso diferencial está no alto padrão de serviços”, disse Marcos Amaro, CEO da Amaro Aviation.

 

Outra novidade apresentada pela Amaro Aviation no evento foi o tão esperado PC-24, que também esteve na LABACE pela primeira vez. A aeronave faz parte do programa de compartilhamento da empresa – modelo de operação no qual a pessoa compra uma cota de uma aeronave e divide os custos operacionais com outros sócios.

 

O PC-24 é a única aeronave que combina a versatilidade de um turboélice com o tamanho da cabine de um jato médio e o desempenho de um jato leve. É um jato executivo projetado para operar em pistas curtas e até mesmo sem pavimentação. A aeronave acomoda até dez passageiros e até dois tripulantes.

 

A Amaro Aviation anunciou aquisições recentes: um Phenom 300E, da Embraer, que deve chegar à frota da empresa em 2024, e três aeronaves Grand Caravan EX, da Cessna, previstas para serem entregues no segundo trimestre de 2023. Além do PC-24, a Amaro também conta com um PC-12 NGX, considerada a melhor aeronave do mundo em sua categoria.

 

As maiores fabricantes de helicópteros Airbus / Helibras apresentaram na LABACE os helicópteros ACH145 Mercedes-Benz, o ACH130 Line e o ACH125 Line ao vivo. O ACH160 e o ACJ220 também estiveram presentes na forma de maquetes.

 

Na véspera da LABACE, a Airbus Helicopters / Helibras entregou o primeiro ACH160 do mundo a um cliente no Brasil. O monoturbina se consagrou, oficialmente, o primeiro H160 a voar na América Latina.

 

"Estamos muito orgulhosos que o primeiro ACH160 do mundo tenha sido entregue aqui no Brasil, e esperamos ver a sua silhueta distinta e elegante voando pelos céus de São Paulo, afirmou Jean-Luc Alfonsi, Diretor Geral da Airbus Helicopters da subsidiária de clientes brasileiros, Helibras. "A Helibras é líder no segmento brasileiro de helicópteros executivos de turbina e estamos confiantes que o ACH160 irá estabelecer novos padrões para consumidores e operadores que queiram fazer uma escolha diferenciada em termos de segurança, conforto e desempenho."

 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), mais de 2.500 aeroportos e 1.300 heliportos no Brasil utilizam serviços de aviação corporativa com jatos, turboélice, aviões de pistão e helicópteros. "O mercado da aviação geral em crescimento é crucial para aumentar a produtividade econômica e social, bem como para manter a conectividade aérea do país", destaca Alfonsi.

 

O ACH160 é o mais recente membro da família ACH e o helicóptero mais avançado e tecnológico da sua classe. A aeronave tem um volume por passageiro 20% maior em comparação com os helicópteros médios da geração anterior, janelas 35% maiores que as de seus concorrentes, resultando na cabine mais bem iluminada de sua categoria, e consumo de combustível 15% menor que seu concorrente mais próximo.

 

A família ACH160 foi desenvolvida em três versões - Line, Line with Lounge package, e Exclusive - para satisfazer as diferentes necessidades deste exigente mercado, com diferentes níveis de personalização e sofisticação inigualável para melhor se adaptar ao estilo de vida de cada cliente. O design do ACH160, reivindicando sessenta e oito novas patentes, sinaliza a inovação que supera as expectativas. O monoturbina vem com dispositivos de segurança melhorados e estabelece um novo padrão para o conforto dos passageiros. As inovações incluem o Fenestron inclinado para uma maior carga útil e uma posição plana em voo, além das lâminas de rotor Blue Edge, redutoras de som para operações mais silenciosas.

 

A Embraer e a Avantto anunciaram, durante a edição da LABACE 2022, um contrato do Programa Embraer Executive Care para apoiar a frota de jatos executivos da empresa. Líder no ramo de compartilhamento de aeronaves no Brasil, atualmente a Avantto conta com uma frota de sete jatos Phenom, sendo quatro do modelo Phenom 100 e três do modelo Phenom 300. Atualmente, mais de 700 aeronaves fazem parte do Embraer Executive Care globalmente.

 

Embraer anunciou também uma parceria com a VOAR Aviation com o objetivo de oferecer atendimentos não-programados a clientes da aviação executiva da Embraer no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Assim, a Embraer segue fortalecendo as operações de serviços de manutenção, reparo e revisão de componentes (MRO, na sigla em inglês) e de suporte à operação de base fixa (Fixed Base Operator – FBO, na sigla em inglês) para atender ao crescimento da aviação executiva no Brasil.

 

A LABACE é point de conexões de empresas incluindo com empresas segmentadas no comercio exterior, uma delas é a Timbro, a empresa opera com importação para terceiros (incluindo aeronaves), exportação de commodities e distribuição de bens de consumo. Atualmente a empresa estima que seja responsável por 30% das importações de aeronaves executivas no país – o volume de operações aumentou 171% na comparação do 1º Semestre de 2022 com o 1º Semestre de 2021.

 

Philipe Figueiredo, CCO da Timbro esteve presente no evento e conversou com visitantes e convidados sobre o processo de importação de aeronaves, o aquecimento do mercado de seminovos, o bom momento para o segmento de aviação executiva e a demanda cada vez mais diversificada com relação aos tipos de aeronaves por parte dos clientes. Philipe também pode falar da opção de barter, única no mercado, onde um produtor agrícola ou de mineração pode pagar parte da aeronave usando a sua própria produção – soja, milho, café, açúcar, algodão e minério. A Timbro desenvolveu um modelo de trabalho focado na simplificação dos processos comerciais internacionais. Segundo Philipe Figueiredo, CCO de Importação para Terceiros, “a grande vantagem em importar uma aeronave com a Timbro é a simplificação de toda a operação. A aeronave chega pronta para o comprador”.

 

“Hoje, 1/3 do nosso faturamento na operação de aviação vem de turboélices, aviões com motor à pistão e asas rotativas, e o restante é distribuído entre jatos leves, médios e grandes” detalha Philipe. O aumento da diversificação de demanda aplica-se totalmente ao mercado brasileiro. “A tendência é de diversificação cada vez maior. Nosso país tem dimensões continentais, baixa cobertura pela aviação comercial e cadeia produtiva espalhada geograficamente e forte em diversos setores. A aviação executiva é uma solução para muitos entraves e por isso atrai clientes que estão entrando no mercado com necessidades específicas, considerando valor da aeronave, tipo de operação, hangaragem e manutenção”, explicou o executivo.

 

A demanda maior que a oferta por aeronaves novas somada à renovação da frota atual – que ocorre com a conclusão de pedidos feitos em 2021 e 2020 –, vai incrementar o mercado de seminovos. Proprietários estrangeiros que adquiriram uma nova aeronave geralmente vendem a atual, fazendo com que o mercado receba um volume relevante de aviões e helicópteros seminovos. “A aeronave seminova em boas condições, passando pela manutenção adequada e nacionalização feita da forma correta, é uma boa opção para o comprador brasileiro que está adquirindo o primeiro avião ou helicóptero, pois terá um custo mais atraente do que a nova e será entregue em menos tempo”.

 

Outra empresa focada em comercio exterior, a COMEXPORT, trouxe novidades para a LABACE 2022 com  parceira da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil no processo de importação dos automóveis da marca – apresenta o recém-lançado Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, veículo de alta performance e 100% elétrico. As empresas estiveram juntas em um estande, onde ficou exposto o sedã de luxo.

 

“Inovação está na história de nossa empresa. Para a retomada dos trabalhos da LABACE, seguimos nossa tradição. Nessa parceria com a Mercedes-Benz, tivemos, de forma inédita, a apresentação de um automóvel de luxo na feira”, disse Rodrigo Teixeira, vice-presidente Comercial da COMEXPORT. “É motivo de muito orgulho ter a confiança da Mercedes-Benz no processo de importação do primeiro carro elétrico de alta performance da marca. Esse é um exemplo de nossa capacidade de gerar valor ao cliente por meio de soluções completas em comércio exterior”, destacou.

 

“O EQS 53 é um automóvel de luxo em cada detalhe e com uma excepcional performance. Ele é mais um passo firme em nossa estratégia global de eletrificação de nosso portfólio. Temos total certeza que a LABACE é o lugar certo para mostrarmos essa maravilha moderna sobre rodas”, disse Carlos Garcia, CEO e Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

 

O sedã de luxo, primeiro modelo de produção AMG totalmente elétrico, possui alto desempenho e design único. Seu principal destaque é o novo MBUX Hyperscreen, com três telas integradas que revolucionam o conceito de design interior e alta capacidade técnica de processamento de informações superior elevam o padrão de interatividade a bordo.

 

Durante a LABACE, a BR Aviation, líder nacional na distribuição de combustíveis de aviação, divulgou o Programa de Relacionamento BR Aviation Club e o BR Aviation Card, reforçando o relacionamento com clientes e parceiros, além de buscar novas adesões. No segundo dia de evento, o ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa esteve presente no estande da BR Aviation. Estreante na Stock Car, Massa é companheiro de equipe do paranaense Julio Campos na equipe Lubrax Podium Stock Car Team.

 

Além disso o público conferiu também uma prévia da evolução do aplicativo Hangarar: o Beyond EFB. Desenvolvida e gerida pela startup Hangarar, da qual a BR Aviation é parceira desde 2020, a ferramenta traz muito mais funcionalidades, e traz como principal novidade possibilitar ao piloto fazer o plano de voo pelo aplicativo, além ter acesso aos diversos documentos da jornada do voo, como histórico de abastecimentos e consultas de débitos, além de contratar diversos serviços de prestadores especializados de todo o Brasil. O abastecimento será exclusivo BR Aviation, e ainda há a oferta de outros serviços operados por empresas parceiras. E uma das novidades no Beyond vai literalmente ‘além’: o piloto não só fará um planejamento mais assertivo do voo como também terá a possibilidade de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do voo. O usuário poderá consultar a quantidade de carbono que o voo emitiu, ver o custo, pagar e ao final receber o certificado no e-mail cadastrado. Todos os créditos serão gerados em projetos monitorados e verificados por órgãos internacionais independentes.

 

A Air BP, fornecedora internacional de combustíveis e serviços de abastecimento para aviação, apresentou seus novos planos para o mercado brasileiro. Recentemente, o Brasil foi definido pela Air BP como um dos países com maior potencial de crescimento e parte de sua estratégia global de expansão. Confiante na recuperação do setor, a Air BP vai focar seus investimentos nas áreas de infraestrutura, necessárias para amparar um crescimento sustentável. Dessa forma, a companhia deu início ao projeto de abastecimento no Aeroporto de Congonhas (em São Paulo, SP). A expectativa é começar a operar em 2024, atendendo voos comerciais e da aviação geral. Outro investimento que a Air BP anunciou na Feira LABACE é o desenvolvimento de um novo ponto de suprimento em Paulínia, no interior de São Paulo. A previsão é de inaugurar essa operação em 2023. O novo terminal vai aumentar a flexibilidade logística e dar mais opções para os clientes, atendendo principalmente o mercado crescente do estado de São Paulo. Serão investidos cerca de R$ 50 milhões nos dois projetos.

 

“Para a Air BP, a LABACE não é apenas uma feira de negócios, mas de relacionamento. Nosso principal objetivo é fortalecer e aprimorar as conexões com os nossos clientes, conhecendo pilotos, executivos e profissionais da aviação”, explicou Ricardo Paganini, presidente da Air BP América do Sul. “Durante o evento, tivemos a oportunidade de conversar pessoalmente, entender as novas tendências e ouvir as necessidades dos clientes. Como estamos em plena retomada de mercado, essa chance de aproximação e de ouvir é muito importante, pois nos possibilita criar perspectivas de atendimento para oferecer sempre as melhores soluções ao mercado e aos parceiros”.

 

O estande da Air BP contou com sala de reuniões e espaço para convivência. Nos telões do estande, vídeos educativos sobre SAF, da sigla em inglês para combustível sustentável de aviação – um dos projetos da empresa para o futuro da aviação.

 

A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo e uma das principais na aviação, apresentou tecnologia e inovação por meio dos seus produtos no evento foi o Flight Eagle, um pneu que contém uma carcaça mais resistente e que abriga na sua banda de rodagem ranhuras especialmente desenhadas para promover um menor desgaste e ao mesmo tempo ser eficiente em pisos molhados. Outra característica deste composto é a excelente resistência aos efeitos da luz solar e do ozônio. O modelo mostrado no evento já está homologado para ser aplicado em aeronaves da Embrarer como Legacy, Praetor e Phenom

 

“A Goodyear sempre na vanguarda da aviação, são mais de 110 anos de história. Hoje, a marca está em evidência nas linhas aéreas comerciais e na aviação em geral, além do jatos executivos, oferecendo desempenho superior e contribuindo para que os nossos clientes consigam reduzir os custos operacionais com segurança e desempenho superior, independentemente das aplicações”, acrescentou Fernando Miranda, gerente de Aviação América Latina da Goodyear, ressaltando que a qualidade dos produtos Goodyear é apontada como o principal motivo para a marca estar como a número na escolha de pilotos, mecânicos e operadores, oferecendo um nível incomparável de inovação e excelência.

 

No mundo, a Goodyear possui duas instalações para a fabricação de pneus novos para aeronaves ( Danville, Estados Unidos e Bangkok, na Tailândia) e cinco operações para recauchutagem, sendo duas nos EUA, uma na Tailândia, uma na Holanda e outra no Brasil.

 

“A nossa unidade brasileira é a única homologada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a recauchutar pneus de uso aeronáutico. Atendemos toda a América Latina”, finaliza o executivo.

 

A 18ª edição da LABACE deverá acontecer em agosto de 2023.

​

 

Nota: Nós É MAIS QUE VOAR limitamos as fotografias durante a LABACE 2022 devido a "falta de empatia" por nós ao recepcionarem durante a visita ao stand. Com isso, tomamos esta atitude, de não divulgar por meio de nossas fotos (fazer este marketing) e noticiar sobre o produto destes expositores devido a esta "falta de empatia e arrogância" conosco por meio de assessores de imprensa / expositor(a). Esperamos que na próxima vez sejam mais receptivos quanto aos visitantes que estes podem ser os futuros clientes para estes expositores.

bottom of page